terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como obter boas cores finais em meus designs?


Hoje trago algo bem simples mas muito importante, a escolha das cores quando estamos criando um design, neste caso o design de um equipamento desportivo.

Um dos problemas mais comuns nos mockups de alguns membros da FM, são as cores dos kits, já aconteceu ver kits do Manchester City com um azul vivo, em vez do clássico azul celeste que o City normalmente usa, já aconteceu ver o tom de grená que existe nos kits do West Ham a aparecer quase em roxo, etc. Já aconteceu também ler comentários entre o pessoal como “Seu tom de preto é demasiado escuro e não estou vendo as sombras”, ou “Curti esse cinzento esverdeado”, ou mais recentemente “Esse tom de roxo/bordô escuro”, entre outros que se vão vendo pelos grupos da FM. Pois bem, a intenção deste post é minimizar os danos causados por este tipo de situação, e passarei a explicar o motivo mais provável destas coisas acontecerem.

Uma coisa muito importante no nosso computador é a placa gráfica ou placa de vídeo, ele é a principal responsável pelas cores que aparecem no nosso monitor (monitor esse que também pode influenciar o que nós vemos, mas falarei mais à frente). Existem diversos tipos de placas gráficas, umas são criadas para melhorar a qualidade das cores no geral (ATI), outras são especializadas em criar ambientes fantásticos nos jogos de computador (AMD e NVIDIA). Vamos ser reais, a maioria dos computadores espalhados pelo mundo servem para ir ao facebook e para os fantásticos jogos de computador, apenas uma pequena percentagem usa o computador para trabalhar e dentro dessa pequena percentagem poucos trabalham com ambientes gráficos que devem possuir cores exatas. Assim de repente só me ocorrem os designers, webdesigners, arquitetos e alguns engenheiros informáticos…

Agora por partes, aqui em Portugal dois computadores exatamente iguais com as mesmas capacidades gerais, mas um tem uma placa gráfica AMD ou NVIDIA e outro tem uma placa gráfica ATI de propriedades semelhantes, possuem preços completamente diferentes, sendo que o computador com a placa gráfica ATI costuma ser bem mais caro. O que influencia isso, vamos imaginar um jogo como o FIFA ou o PES, bonequinhos correndo em diversas direções, ambiente gráfico de fumos e movimentos no plano de fundo, chuva caindo, etc., neste tipo de casos a gente precisa de uma placa gráfica direcionada para jogos, que ajudem nos contrastes das cores e melhorem o desempenho dos movimentos 3D, ou seja, uma AMD ou uma NVIDIA. Caso você precise de cores fidedignas, para impressão ou distribuição de material gráfico (panfletos, sites, fotografia, etc.), você irá precisar de uma placa gráfica ATI. O que isso tem a ver para os mockups? Tem tudo a ver, pois esta simples diferença pode alterar o que você vê no seu computador, para o que os outros vêm no computador deles. Sim, a maioria das pessoas tem computadores com placas AMD, o que fazer perante isso se você gosta é de design? É só ir no Google e procurar um calibrador de imagem, tentando atingir da melhor maneira no seu monitor as cores ideais para a produção gráfica. O meu conselho é que você crie algumas cores no seu computador, imprima e compare as cores que saíram na impressão com as cores que você está vendo no monitor.

Outra coisa muito simples de fazer é alterar as configurações dos nossos monitores, normalmente como a maior parte do pessoal vê filmes, joga e vai ao facebook, tende a ter contrastes muito exagerados, pois a imagem fica mais viva. Alterar os brilhos também é uma boa pois temos tendência também a exagerar no brilho do nosso monitor, devido ao uso que lhe damos.

Outro truque de design propriamente dito, é criar seus desgins em RGB se você vai aplicar eles na web (sites, blogs, facebook, etc), pois as imagens na web funcionam neste esquema de cores, se você tentar upar no facebook uma imagem em CMYK por exemplo, ela vai aparecer muito estragada, se você construir sites e usar uma imagem em CMYK a imagem pode aparecer com as cores alteradas ou nem aparecer de todo no seu site… O CMYK é usado para impressão, pois as impressoras caseiras têm normalmente dois tinteiros, um com o azul Ciano (C = Cyan), com o Magenta (M = Magenta) e o Amarelo (Y = Yellow), e no outro tinteiro temos o Preto que é representado com o “K”. Nas gráficas as impressoras têm 4 tinteiros cada um com uma destas cores mencionadas. Como a nossa impressora vai imprimir usando estas cores, temos de criar a arte com este esquema para que não existam erros na impressão.
Na web, o esquema de cores é o RGB com o Vermelho (Red = R), o Verde (Green = G) e o Azul (Blue = B), e por isso devemos trabalhar com este esquema de cores se a imagem for para usar em sites e derivados. Um erro muito comum, é criar uma arte em CMYK e depois converter a imagem final para RGB, a imagem vai funcionar sem problemas na web, mas este processo de alteração do esquema de cores já em cima da imagem final, vai provocar pequenas alterações nas cores aquando da conversão, e tudo isto tem influência no resultado final.

Agora que sabe que deve trabalhar em RGB na criação de mockups, e se você é alguém com um monitor antigo e descalibrado, tem uma placa gráfica de má qualidade ou que não seja indicada para design, fica aqui um truque simples para que suas cores sejam o mais globais possível e visíveis pela maioria. Vai numa imagem real de um kit por exemplo da AS Roma, e com o seletor de cores do seu programa de edição favorito, tenta retirar a cor ideal para aplicar em seu kit, se isto não resultar tem uma coisa mais simples ainda, vai nos blogs dos seus mockupers favoritos e tenta retirar as cores a partir de um design deles, penso que a maioria não ficará chateado com esse acontecimento. Esse passo é bem simples, basta retirar a cor que você pretende e até pode guardar ela para sempre (eu por exemplo, encontrei um bom tom de vermelho e uso o mesmo para kits do Manchester United, Benfica, AC Milan, etc). Gradualmente você irá construir sua paleta de cores funcionais, que ficam bonitas em quase todos os monitores do planeta terra!

Por fim, tenta sempre exportar em PNG quando for apresentar o trabalho final, o formato JPEG ou GIF tende a perder qualidade em relação ao formato PNG, não é à toa que o PNG é mais pesado que os demais, mas a qualidade gráfica compensa no final!

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