Neste post irei falar sobre os selos de autenticidade tão
utilizados nas camisas (e não só, mas vamos concentrar-nos nas camisas) das
grandes marcas. Como o nome diz, este selo de autenticidade serve para provar
que o produto é verdadeiro e não algum tipo de imitação barata, é o que faz uma
camisa valer 200 Reais e não 30 aos olhos de um possível comprador, pois muitas
vezes estes selos são difíceis de reproduzir em imitações e deste modo um
comprador mais atento não é enganado.
Introdução feita, vamos ao que interessa, o porquê de
aplicar este item nos nossos mockups de equipamento desportivo. A resposta é a
mesma de todos os artigos que escrevi até agora, tornar o nosso design mais
profissional e tornar a nossa marca fictícia mais distinta em relação às
outras.
Normalmente este item vai na parte frontal da camisa, junto
à barra, no lado esquerdo ou no direito, não interessa, pode até ir atrás e
pode até ser aplicado costurado em forma de etiqueta numa das laterais da
camisa, a imaginação é o limite… Até aqui nada de novo, mas vamos ao que
interessa: “O que devemos colocar se fizermos uma etiqueta destas para a nossa
marca?” – Nada que o Google não nos ajude a responder se fizermos uma pesquisa
rápida por este tipo de selo. Nestas imagens acima podem ver que efeitos
holográficos, números de referência, palavras como “Authentic” e “Official” e aplicações dos escudos
das equipas que vestem as camisas fazem parte do rol de coisas que podemos
colocar no nosso selo. Eu pessoalmente utilizo meu logo, a palavra “Original”
que serve em inglês e em português, e neste momento estou aplicando o escudo (em
tons monocromáticos) da equipa representada no kit. Usem a imaginação, e pensem
se querem apostar no inglês ou na sua língua mãe quando escolherem este tipo de palavras....
Acho que em termos de selos de autenticidade, a parte mais
complicada é mesmo o que fazer em termos de design, para isso deixo-vos estas
imagens onde podem ver alguns exemplos diferentes, coloquei inclusive um
exemplo de uma camisa da NBA pois segue um conceito ligeiramente diferente das
equipas de futebol e isso pode sempre trazer ideias novas… O formato pode variar,
temos uns mais quadrados, outros ligeiramente ovais, outros circulares… Como já
disse, é usar a imaginação e não se cingir a estas imagens que coloquei aqui,
faça sua própria pesquisa e obtenha algo a seu gosto. Nas cores, cai sempre bem
o dourado, prateado, efeitos holográficos, ou as cores do kit adaptadas ao
selo.
Em jeito de fecho, junto à barra da camisa podemos ainda
colocar outro tipo de informações sobre a camisa, a Nike no lodo aposto ao selo
aplica a inscrição “Dri-Fit” referente à tecnologia utilizada nos kits, a
Adidas usa a inscrição “Adizero” nos kits de jogo e “Climacool” nos kits de torcedor…
Como estes outros, só temos de ver o que pode ou não ficar bem em nossos
designs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário